26 julho 2011

Salmo 119. Uma declaração de amor a lei de Deus

    Bem-aventurados os que trilham com integridade o seu caminho, os que andam na lei do Senhor!
   Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, que o buscam de todo o coração, que não praticam iniqüidade, mas andam nos caminhos dele!
Salmos 119: 1 a 3.
   
   Antes de tudo gostaria de falar que não possuo nenhuma formação ' teológica ' ou ' acadêmica ' apenas venho observando algumas curiosidades e fatos sobre a escrita deste salmo. Fiz um “ resumo “ e gostaria de compartilhar com as pessoas que amam a palavra de DEUS.
   
   O salmista inicia a escrita deste texto descrevendo a importância de se andar na lei do SENHOR e guardar os seus testemunhos, ele descreve as pessoas que observam os caminhos de DEUS como bem aventurados, ou seja; felizes, prósperas, capazes, abençoadas.... O salmo se inicia assim:
   
   1- Bem-aventurados os que trilham com integridade o seu caminho, os que andam na lei do Senhor!
   2- Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, que o buscam de todo o coração,
   
   Não entendo de recursos literários, mas observo que o salmista se preocupou ao extremo com a maneira que redigiu a escrita deste texto. O salmo 119 é o maior capitulo da Biblia em número de versículos, possui 176.
    
   Foi usado um recurso literário chamado acróstico, O texto foi dividido em vinte e dois versos de oito linhas, a primeira linha de cada verso inicia-se com uma letra do alfabeto hebraico, a primeira linha do primeiro verso com a letra A, a primeira linha do segundo verso coma B e assim sucessivamente com as vinte e duas letras do alfabeto hebraico. 22 X 8 = 176.
   
   Criei este poema abaixo para tentar demostrar de uma forma bem mais humilde o estilo que foi usado pelo salmista, Este poema  a seguir contém no inicio de cada linha uma letra, que juntado as primeiras letras de cada linha consegue se ler: SENHOR JESUS CRISTO.


Somente tu Senhor é DEUS
Em teu nome temos paz,
Nosso pai
Honra te damos, nós que somos
Os seus filhos
Repetimos sempre em seu louvor.


Justo
Eterno
Soberano
Unico
Senhor


Céus e terra foram formados por ti, pois é o criador,
Rei do universo
Infinitamente misericordioso
Sacerdote eterno
Tomamos o seu Nome como escudo
Onde encontramos o verdadeiro amor.
   
   Ao decorrer deste salmo o escritor dirige vários pedidos a DEUS, selecionei setenta destes pedidos, abaixo o quadro com a descrição, o número de vezes e os versículos onde se encontram:

Pedido
Nº de vezes
Versículos
Ensina-me
10
12-26-29-33-64-66-68-108-124-135
Vivifica-me
9
25-37-40-88-107-149-154-156-159
Faz-me
2
27-35
Salve-me
2
94-146
Ajude-me
1
86
Livra-me
2
153-170
Dá-me
5
34-73-125-144-169
Resgata-me
2
134-154
Fortalece-me
1
28
Ampara-me
1
116
Atende-me
1
145
Sustenta-me
1
145
Compadece-te
1
132
Outros pedidos
32
TOTAL
70

Descrição dos outros pedidos:


10 - Não me deixes desviar dos teus mandamentos.
18 - Desvenda os meus olhos
19 - Não escondas de mim os teus mandamentos.
22 - Tira de sobre mim o opróbrio e o desprezo
29 - Desvia de mim o caminho da falsidade
31 - Não seja eu envergonhado.
36 - Inclina o meu coração para os teus testemunhos,
38 - Confirma a tua promessa ao teu servo,
39 - Desvia de mim o opróbrio que temo
41 - Venha também sobre mim a tua benignidade,
43 - De minha boca não tires totalmente a palavra da verdade,
49 - Lembra-te da palavra dada ao teu servo,
58 - Tem piedade de mim,
76 - Sirva, pois, a tua benignidade para me consolar,
77 - Venham sobre mim as tuas ternas misericórdias,
79 - Voltem-se para mim os que te temem,
80 - Seja perfeito o meu coração nos teus estatutos,
108 - Aceita, Senhor, eu te rogo, as oferendas voluntárias da minha boca,
115 - Apartai-vos de mim, malfeitores,
121 - não me abandones aos meus opressores.
122 - Fica por fiador do teu servo.
124 - Trata com o teu servo segundo a tua benignidade
132 - Volta-te para mim, e compadece-te de mim, conforme usas para com os que amam o teu nome.
133 - Firma os meus passos na tua palavra; e não se apodere de mim iniqüidade alguma.
135 - Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo,
149 - Ouve a minha voz,
153 - Olha para a minha aflição
154 - Pleiteia a minha causa,
169 - Chegue a ti o meu clamor, ó Senhor;
170 - Chegue à tua presença a minha súplica.
173 - Esteja pronta a tua mão para me socorrer,
176 – Busca o teu servo.


   Observe que durante a leitura quase todos os pedidos do salmista são em relação a lei, ele não pede quase nada diretamente ligado a ele, os pedidos são direcionados á sua preocupação em agradar a DEUS através da obediência de sua lei. Mas de todos os pedidos feitos por Davi, um em especial me chamou a atenção, o descrito no versículo 122. “ Fica por fiador de teu servo “.
   
   Segundo a lei de DEUS quem ficasse por fiador tinha de pagar a conta em lugar do outro. Davi neste contexto está falando sobre sua alma, ele não estava tratando de assuntos financeiros quando escreveu este Salmo. Ele tinha consciência de seu estado como pecador e sabia que a pena para ele era a morte, perceba que foi criado um clima de " lua de mel espiritual " entre Davi e DEUS para que um pedido tão sério fosse feito. Mas este assunto é bem mais profundo, tratarei dele em um artigo especifico que você poderá ler clicando aqui......
   
    Um outro fato me chamou a atenção na leitura deste salmo. O escritor por nove vezes se declara apaixonado pela lei de DEUS, e nenhuma ao próprio DEUS. De alguma forma Davi estava chamando a atenção para um fato importante, que as pessoas provam o amor à DEUS através do respeito e obediência, não adiantava nada se declarar apaixonado por DEUS e desprezar as suas normas e preceitos morais e espirituais. A sequir os versiculos em que Davi declara o seu amor, no versiculo 167 ele chega a dizer " amo-os extremamente ".

47- Deleitar-me-ei em teus mandamentos, que eu amo.48- Também levantarei as minhas mãos para os teus mandamentos, que amo, e meditarei nos teus estatutos.
97- Oh! quanto amo a tua lei! ela é a minha meditação o dia todo.
113- Aborreço a duplicidade, mas amo a tua lei.
119- Deitas fora, como escória, todos os ímpios da terra; pelo que amo os teus testemunhos.127- Pelo que amo os teus mandamentos mais do que o ouro, sim, mais do que o ouro fino.
159- Considera como amo os teus preceitos; vivifica-me, Senhor, segundo a tua benignidade.
163- Odeio e abomino a falsidade; amo, porém, a tua lei.
167- A minha alma observa os teus testemunhos; amo-os extremamente.

   trechos de outros salmos onde Davi enaltece a Lei de DEUS: 

    A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples.
Salmos 19:7

    Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.
Salmos 40:8

    Bem-aventurado é o homem a quem tu repreendes, ó Senhor, e a quem ensinas a tua lei.
Salmos 94:12
   
   Muito se fala sobre a lei de DEUS e seus preceitos sem se ter um profundo conhecimento do seu significado, a Biblia é um livro espiritual que deve ser lido com reverência e respeito, mas principalmente sob a orientação do Espirito Santo. O conhecimento contido na Biblia só é absorvido quando o própio autor dela quer revelar. Reflita neste texto:


   E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações; sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.
2ª Pedro 1: 19 a 21
   
   Estarei em outro artigo abordando outros aspectos das Sagradas Escrituras, como a importância dela na nossa vida e principalmente em sua influência no que diz respeito a nossa salvação, caso queira conferir este artigo por favor clik aqui, me despeço deixando para todos este conselho dado a nós pelo própio JESUS CRISTO:

   Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim.
João 5:39.
   
   Fique na paz e que DEUS abençoe a todos nós.

   Edigar 
caíres



Nenhum comentário: